Uma nova atitude

Sociedade

Direitos humanos, ações sociais e esportes

As principais iniciativas relacionadas às questões sociais e de direitos humanos foram a criação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) e da Secretaria de Esportes, que foi desmembrada da de Turismo.

A Sedpac prepara, para o segundo semestre, a realização do cronograma de sete Conferências Temáticas Estaduais da Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania.

As conferências contemplam as seguintes temáticas: Criança e Adolescente; Juventude; Pessoa Idosa; Pessoa com Deficiência; Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT); Mulheres; e promoção dos Direitos Humanos. Elas serão realizadas entre agosto e novembro de 2015.

Na área de esportes, competições mundiais movimentam Minas Gerais neste ano e em 2016. Uma delas é o XX Mundial Júnior Masculino de Handebol 2015, em Uberlândia e Uberaba, que começou no dia 20 de junho com a presença de 24 seleções dos cinco continentes.

O Governo também conduziu as negociações para a escolha da cidade de Uberlândia para sediar a 63ª edição dos Jogos Universitários (JUBs), que acontecerão entre os dias 14 e 25 de outubro de 2015.

Ao todo, 520 instituições de ensino superior e 58 mil atletas de 18 a 24 anos vão participar das etapas estadual e federal.

Belo Horizonte foi oficialmente confirmada como uma das cidades-sede do futebol masculino e feminino durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

O Governo também lançou o projeto Minas 2016 para organizar as ações necessárias à realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

O Projeto Minas 2016 trabalha na captação de delegações estrangeiras para sediarem seus treinamentos, antes e durante os Jogos Olímpicos, em território mineiro.

Os comitês olímpicos e paralímpicos da Grã-Bretanha e da Irlanda assinaram protocolo de intenções com Belo Horizonte e Uberlândia, respectivamente. Mais recentemente, a estrutura da Universidade Federal de Juiz de Fora foi escolhida pelas equipes de atletismo da China e do Canadá.

Belo Horizonte foi oficialmente confirmada como uma das cidades-sede do futebol masculino e feminino durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

População em Situação de Rua: O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), aderiu à Política Nacional para a População em Situação de Rua. O objetivo é fortalecer as ações de proteção aos direitos dessa população, assegurando o acesso amplo, facilitado e permanente aos serviços públicos de áreas como Saúde, Assistência Social, Trabalho, Segurança Pública, Moradia, entre outros.

Centro Integrado de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente: Minas Gerais deu um importante passo para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, conselhos estadual e municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi assinado um convênio de cooperação técnica para viabilizar a criação do Cento Integrado de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. O Centro vai reunir, em um mesmo espaço, a Vara Especializada de Crimes Contra a Criança e o Adolescente, Delegacia, Defensoria e Ministério Público especializados, bem como serviços afins da Prefeitura de Belo Horizonte e do Instituto Médico Legal. O local vai contar também com uma sala de depoimento especial para crianças e adolescentes.

Veja o balanço dos primeiros seis meses de Governo, conheça tudo o que foi ouvido e fique sabendo das melhorias para o futuro.